sábado, 28 de janeiro de 2012

Sobre Guantânamo: um texto de Siro Darlan



     Desde a queda do ditador Fulgêncio Batista  em 1959, muito já foi escrito sobre Cuba e Fidel Castro. Amado por uns, odiado por outros, Fidel protagnonizou momentos inesquecíveis da história mundial. Orador nato, seus discursos tornaram-se famosos, bem como suas  instigantes respostas aos jornalistas que o confrontavam sobre os mais variados temas. Uma vez, perguntado sobre a existência de universitárias que se prostituiam em Cuba, Fidel externou o orgulho da revolução ter conseguido que até as prostitutas tivessem nível universitário. 

   
     Em que pesem os avanços na área de saúde e educação da população cubana, pesa sobre Fidel e os demais dirigentes revolucionários o estigma de promover a violação aos direitos humanos (conceito que, não raro, é relativizado pelas grandes potências que defendem a queda do regime cubano). A questão não é simples, uma vez que, ao longo dos anos, Cuba sofreu vários atentados à sua soberania (Fidel Castro, por exemplo, foi vítima de inúmeras tentativas de assassinato. Nem mesmo o setor hoteleiro - principal aposta do regime para sair da crise originada pelo desmantelamento da URSS - escapou de bombas plantadas por opositores "democráticos" da revolução cubana) e, atualmente, sobrevive a um criminoso embargo econômico promovido pelos EUA. Para muitos, esse contexto de constante ameaça, por si só, justificaria as medidas de exceção adotadas pelo governo cubano (medidas, como a pena de morte, comum também em países que se afirmam defensores da democracia). Outros, porém, não encontram justificação para os fatos que a mídia burguesa divulga sobre a Ilha. Não há, porém, dúvida de que nesse pequeno pedaço do Caribe existem contradições e paradoxos no que se refere a esse tema. 
   

          Todavia, ame-o (como símbolo de uma revolução que fez toda a esquerda latinoamericana sonhar) ou odeie-o, não se pode negar que Fidel estava correto quando, ao ser indagado por um jornalista norte-americano sobre a existência de graves violações aos direitos humanos em Cuba, não teve dúvidas em afirmar: com certeza, existem violações e são graves....ocorrem em Guantânamo. Sobre o tema, vale conferir o artigo de Siro Darlan.







GUANTÂNAMO, DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS.

                                                                                    Siro Darlan, desembargador do Tribunal de
                                                                                          Justiça  do  Rio de Janeiro e  da Associação
                                                                                          Juízes para a Democracia (AJD).



          A prisão estadunidense de Guantánamo completou dez anos de total desrespeito aos direitos humanos dos 171 prisioneiros que ali se encontram. Uma das promessas de campanha do Presidente Barack Obama foi fechar essa casa de torturas, e isso é um sinal do reconhecimento que é manter em funcionamento essa prisão. Contudo já encerra seu mandato e embora em campanha eleitoral ainda não cumpriu sua promessa.

          Em todas grandes cidades ocorreram protestos veementes contra essa violação dos direitos humanos. Testemunhei alguns em Londres, Lisboa e Buenos Aires, mas não vi qualquer reação no Brasil, onde parece que já nos acostumamos com esse tipo de violação. Haja vista que nossas prisões não estão muito distantes daquela realidade.

          Esses dez anos de funcionamento de uma prisão que viola os direitos humanos simboliza o fracasso da mais poderosa Nação e arranha a sua imagem no exterior descredenciando-os para o papel que gostam de protagonizar de polícia do mundo. Não se está com isso protegendo o terrorismo, mas o que não se pode tolerar é que os EUA usem o mesmo credo dos terroristas para derrotar um dos principais valores da civilização ocidental.

         Dentre os 171 presos só um foi julgado, enquanto os demais sequer sabem de que estão sendo acusados em flagrante desrespeito ao princípio universal do devido processo legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário